O protagonismo do mercado livre de energia na geração de energia verde

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
genco-blog-mercado-livre

O sistema é responsável por cerca de um terço de toda a potência instalada no país e conta com um enorme potencial de expansão ao longo dos próximos anos.

A geração de energia limpa deixou de ser uma ideia do futuro, passando a ser uma realidade presente nos nossos dias atuais, impulsionada tanto pelo aumento dos investimentos no setor quanto por práticas que facilitam o processo de compra, que é o caso do Mercado Livre de Energia.

O ambiente de contratação livre abriu caminhos para que energias renováveis se tornassem cada vez mais presentes no Brasil, se tornando o protagonista do futuro do nosso setor energético.

O Mercado Livre de Energia

Atualmente cerca de 32% de toda a energia consumida no Brasil é negociada por meio do sistema de Mercado Livre, um ambiente onde todo o contrato pode ser negociado livremente entre fornecedor (usina geradora) e consumidor, permitindo taxas mais competitivas e oferecendo maior segurança a ambas as partes.

De acordo com dados da Abraceel Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, as usinas em construção no território brasileiro ampliarão o potencial energético em 45 GW, dos quais mais de 80% serão comercializados no mercado livre, o que mostra um enorme potencial de crescimento do setor até 2026, impulsionado principalmente pela expansão de usinas eólicas e fotovoltaicas.

Os horizontes do ambiente livre

Hoje o Brasil conta com 183 GW de potência instalada, das quais aproximadamente 11,8% correspondem a usinas eólicas, e 2,7% de geradoras fotovoltaicas – dados da AneelAgência Nacional de Energia Elétrica.

O desenvolvimento de novas usinas de energia eólica e solar esbarra em questões relacionadas à própria tecnologia de tais geradoras, uma vez que ainda se vê problemas como a intermitência na potência gerada em virtude das diferenças de intensidade da luz solar e da força dos ventos ao longo do dia.

Uma das soluções encontradas tem sido a disponibilização de usinas híbridas, que combinam mais de uma fonte de energia, permitindo um fornecimento linear e sem interrupções.

Além disso, o setor tem contado também com a possibilidade de aprovação da PL 414/21, um projeto de lei que regulamentará a abertura do mercado de energia a consumidores residenciais e de pequenas e médias empresas – atualmente a contratação é limitada a empresas que consumam, ao menos, 500kW mensais.

O projeto, caso seja aprovado, permitirá que uma parcela ainda maior do mercado passe a negociar seu fornecimento de energia livremente, ampliando o potencial do setor.

Dessa forma, o Mercado Livre tem tudo para crescer ainda mais, favorecendo a preservação ambiental por meio de energia limpa proveniente de fontes renováveis, e garantindo aos consumidores taxas mais justas.

O papel da GENCO no futuro da energia!

Estar atento aos movimentos do mercado é o nosso maior diferencial.

Contamos com uma equipe de ponta, especializada em entender e compreender os principais desafios do setor energético brasileiro, para assim criar soluções inovadoras e desenvolver projetos audaciosos que explorem ao máximo o potencial de geração de energia limpa no nosso país.

Acesse, entenda a forma como atuamos e faça parte do futuro por meio de ondas transformadoras de energia!

Siga a GENCO nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Novidades