Com crescimento acelerado nos últimos anos, o Brasil tem se destacado no cenário mundial no desenvolvimento de energia renovável, e apresenta grande potencial de expansão no setor.
Atualmente, a energia proveniente de fontes renováveis representa cerca de 43,5% da matriz brasileira, número que atinge patamares acima de 80% quando se trata apenas das fontes de energia elétrica e que impressiona especialistas e investidores.
Estima-se que, apenas nos últimos 10 anos, houve um aumento de mais de 30% na capacidade instalada de energia verde no país, do qual a maior responsável tem sido a geração de energia solar a partir de painéis fotovoltaicos.
Matriz energética brasileira
Devido à ampla disponibilidade de recursos hídricos no Brasil, as hidrelétricas são, disparadas, a maior fonte de energia elétrica do país, com mais de 100GW de potência instalada e representando mais da metade de toda a matriz brasileira.
Apesar desse dado, outras fontes de energia renovável como a eólica e a solar têm um grande espaço de crescimento, também devido às características geológicas do nosso país, cujo território apresenta amplo potencial para ambas as fontes, as quais, somente nos últimos dez anos, já cresceram mais de 30%.
Para se ter uma ideia, a média global de energia limpa é de cerca de 20%, enquanto os números brasileiros já ultrapassam os 80%, mostrando a relevância e o potencial do tema em nosso território.
Sustentabilidade como pauta global
A preocupação com a preservação do meio ambiente é uma pauta que tem ganhado cada vez mais força no cenário global, desenvolvendo temas como o selo ESG para indústrias e se tornando motivo de debate da COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que teve pela primeira vez a temática de inovação em energia limpa.
Entre os compromissos firmados pela cúpula no texto final da conferência, está a redução de emissões de gases do efeito estufa e o aumento dos esforços para reduzir o uso de combustíveis fósseis e carvão como fonte de energia, substituindo-os por fontes limpas e que não sejam geradoras de efeitos adversos para o planeta.
Investimentos acelerados no setor
A preocupação global acerca do tema, é um dos grandes favorecedores para o desenvolvimento tecnológico, crucial para a ampliação da oferta de energia limpa, tornando-o mais competitiva frente aos métodos tradicionais largamente difundidos atualmente, principalmente pela redução dos custos de instalação.
Dessa forma, a energia verde também tem se tornado ainda mais atrativa para investidores, criando um ciclo de investimentos e ganhos que só tem a agregar para o país, o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho da GENCO!
Siga a GENCO nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.