Entenda o que são usinas híbridas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o avanço da tecnologia e com as diversas possibilidades de produzir eletricidade, as regulamentações estão mudando para enquadrar no escopo aquilo que muitos já inseriram no dia a dia. Sendo assim, para entender como pode ser o futuro da produção no Brasil e no mundo, um dos primeiros passos é compreender o funcionamento das usinas híbridas.

O foco é que o consumo possa ser distribuído de acordo com aquilo que é produzido em cada formato, sempre optando pelas soluções mais adequadas e aquelas que são apropriadas para cada localidade.

O mecanismo será capaz de modificar a forma como produzimos e consumimos energia, dando um passo significativo no mercado da eletricidade. Quer saber mais? Então aproveite para conferir o conteúdo completo!

O que são as usinas híbridas?

Mais do que um símbolo do desenvolvimento, é importante ter em mente que esses espaços são alternativas para distribuir a produção de energia no país, colocando diante dos consumidores alternativas que vão além do que era comum há anos.

Com uma redução que pode ser sentida no bolso e com a diversidade na distribuição, a solução pode desafogar aquilo que, por muito tempo, foi uma obrigação apenas das hidrelétricas.

A opção recebe o nome de Centrais Geradoras Híbridas (UGH),Centrais Geradoras Associadas ou apenas Associadas. A definição e a forma de atuação foram apresentadas por meio da aprovação da regulamentação feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Vale destacar que o próprio órgão enxerga uma usina híbrida como um local em que é possível utilizar mais de um mecanismo para a produção de energia. Por mais que os parâmetros tenham sido aprovados em novembro de 2021, as medidas começaram a valer em janeiro deste ano.

Quais são os benefícios das usinas híbridas?

É fato que a atualização é um ganho para aqueles que geram energia e para os consumidores. Os empreendedores, por exemplo, tinham a demanda como um pedido antigo, algo que já havia entrado em pauta nos anos anteriores.

Isso porque a nova metodologia facilita a produção e é capaz de inovar no segmento, possibilitando novas tecnologias e maneiras de lidar com a demanda atual do brasileiro. Por outro lado, aquele que está na outra ponta acaba sendo beneficiado com a economia no fim do mês, com a redução de custos.

Outro ponto importante é que a medida pode servir para incentivar a produção e o consumo de energia limpa no país, dando notoriedade aos mecanismos que não afetam a natureza, afinal, a sustentabilidade também passou a ser um pedido da população.

A diminuição do tempo ocioso de produção é algo que deve ser levado em consideração, afinal, agora o sistema será capaz de utilizar diversas alternativas para manter o funcionamento adequado da eletricidade no país.

O processo já está sendo a escolha de algumas empresas, em especial daquelas que entendem que a demanda do futuro levará em conta a fonte mais barata, além de ser aquela que não será responsável por acabar com o meio ambiente.

A GENCO possui um compromisso com o mercado sustentável, desenvolvendo projetos audaciosos em geração de energia renovável.

Conte conosco na estruturação e implantação dos seus projetos.

Conheça nossos serviços e fale conosco agora mesmo. Siga a GENCO nas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Novidades