Mercado livre de energia

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
genco-energia-blog-mercado-livre-de-energia

Saiba tudo a respeito do mercado livre de energia, um sistema de contratação de energia que oferece enormes benefícios aos consumidores, proporcionando maior liberdade e flexibilidade na gestão de seus custos com energia

Sem dúvidas um dos maiores custos de indústrias ou comércios de qualquer tipo está no consumo de energia elétrica, afinal, ela é utilizada para quase tudo nas rotinas diárias.

Um dos grandes problemas relacionados a isso está nos contratos feitos com as fornecedoras de energia, os quais não são capazes de atender às demandas específicas de cada cliente, uma vez que são feitos de forma generalista e padronizada para todos os consumidores. Além disso, nem sempre as condições de contratação (prazos e preços) são as melhores.

Para resolver esse problema, surgiu o Mercado Livre de Energia, um ambiente em que consumidores e fornecedoras ou geradoras de energia podem negociar livremente, sem a necessidade de estarem presos a contratos antigos e engessados.

Entenda abaixo todas as vantagens do modelo e como a Genco Energia, pode te auxiliar na migração para o mercado livre.

O que é o Mercado Livre de Energia?

Mercado Livre de Energia é um ambiente no qual grandes consumidores de energia elétrica, tais como indústrias, comércios e grandes empresas, podem comprar energia diretamente dos fornecedores, descartando a dependência exclusiva das distribuidoras locais.

Esse mercado é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – e permite a negociação de preços e condições contratuais entre compradores e vendedores de energia elétrica.

Vantagens do Mercado Livre de Energia

Ambiente de Contratação Livre – ACL, como também é chamado o Mercado Livre de Energia, oferece diversas vantagens para os seus consumidores, dentre as quais pode-se destacar as relacionadas abaixo.

Economia de custos

O principal benefício do Mercado Livre de Energia é a economia de custos na conta de luz.

Como os consumidores têm a liberdade de negociar diretamente com os fornecedores de energia elétrica, é possível conseguir preços mais competitivos do que aqueles oferecidos pelas distribuidoras locais, que possuem tarifas reguladas pelo governo.

Flexibilidade na negociação

Os consumidores que migram para o Mercado Livre de Energia têm mais flexibilidade na negociação dos contratos de fornecimento de energia elétrica.

Eles podem escolher o fornecedor que oferece as melhores condições e, ao negociar diretamente, podem adaptar o contrato às necessidades específicas de sua empresa como, por exemplo, volumes de energia contratada conforme a demanda mensal e prazos de fornecimento maiores ou mais curtos de acordo com sua estratégia.

Previsibilidade nos gastos

No Mercado Livre de Energia, os consumidores conseguem ter uma previsibilidade maior nos gastos com energia elétrica, já que os contratos têm preços fixos ou preços indexados a índices financeiros conhecidos como os da inflação.

Isso ajuda a planejar melhor o orçamento e reduzir a exposição a flutuações do mercado de energia elétrica, algo que prejudica seriamente clientes que ainda se encontram no mercado cativo – o modelo tradicional de negociação com as distribuidoras de energia elétrica.

Critérios para migração para o Mercado Livre de Energia

Para migrar para o Mercado Livre de Energia, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos pela ANEEL.

Em primeiro lugar, migração para o Mercado Livre de Energia só é permitida para consumidores com demanda contratada igual ou superior a 500 kW. Isso significa que pequenos consumidores, como residências e pequenas empresas, ainda não podem fazer parte desse mercado.

Neste ponto é importante ter em mente que, caso o cliente tenha mais de uma unidade consumidora – seja sob um mesmo CNPJ, ou em CNPJ diferente, mas em áreas contíguas (próximas) – é possível somar as demandas contratadas e caso elas atinjam o mínimo de 500 kW, a migração é permitida.

A partir de janeiro de 2024 existirá uma mudança nos critérios de migração, permitindo que unidades consumidoras de média/alta tensão – acima de 2,3 kV – possam migrar para o ambiente livre, independentemente da sua demanda mensal contratada, o que abrirá ainda mais portas para novos consumidores usufruírem das vantagens.

Além disso migração para o Mercado Livre de Energia requer a adesão a CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – que é responsável pela contabilização e liquidação das transações de energia elétrica entre os agentes do mercado.

Por fim, é importante se atentar ao fato de que para encerrar o contrato com a distribuidora atual e migrar para o mercado livre é preciso realizar o que é chamado de denúncia do contrato, que nada mais é que uma solicitação de encerramento do fornecimento. No entanto, tal solicitação deve ser efetuada em até 6 meses (180 dias) antes da validade ou data de renovação do contrato, caso contrário, se deverá esperar um novo ciclo para solicitá-la.

Dessa forma, clientes interessados em fazer a migração devem se atentar aos prazos.

Fundada por profissionais com quase duas décadas de experiência no desenvolvimento de projetos de geração de energia, a GENCO é fruto de uma equipe que viabilizou a construção do maior parque solar do Brasil e do primeiro IPO de energia do país nos últimos seis anos. A empresa surge com o propósito de transformar o campo energético, moldando um futuro pautado na sustentabilidade e na produção de energia por meio de fontes renováveis com uma gestão de projetos audaciosa e responsável.

Conheça nossos serviços e fale conosco agora mesmo.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe as redes sociais e fique por dentro de todas as atualizações do setor de energia: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Novidades